História
Kelly Simone, Rainha Conga da Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário, é quem narra a história da fundação dessa que é uma das mais antigas irmandades de Belo Horizonte:
“A primeira geração, dos fundadores, é representada por nossos avós: capitão Alcides e Rainha Conga Sra. Rosa de Lima. Ambos, juntamente com alguns amigos, vizinhos, compadres, e alguns parentes, o irmão do Alcides, Ulisses Alberto, e seus primos José Inácio e João resolveram formar um reinado e fundaram esta irmandade formada por dois ternos: um congo e um Moçambique.
As guardas eram compostas de Reis, Rainhas, Capitães, Príncipes, Princesas, Juízes, Vassalos, Alferes. Foi inicialmente chamada de Guarda de Nossa Senhora do Rosário, e depois recebeu o título de Guarda de São Jorge de Nossa Senhora do Rosário.
Os descendentes atuais mantêm vivas as tradições e os costumes herdados dos Antepassados fundadores da tradição. Bem como de nossa antepassada recente, Tia Wilma, que nos últimos trinta anos foi nossa matriarca e fonte de transmissão dos legados culturais que nos fomentam a lida.”